Estudantes da rede estadual participam da 1ª etapa da Avaliação de Nivelamento

0

Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio de escolas da Rede Estadual de Ensino participam, nesta quinta-feira (14), da 1ª etapa da Avaliação de Nivelamento, realizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A ação integra o Plano Mais IDEB, instituído pelo Governo do Estado com o objetivo de elevar os indicadores educacionais do Maranhão.

Os estudantes serão avaliados nos componentes curriculares de Matemática e Língua Portuguesa. As provas serão impressas em fontes regular, ampliadas e em Braile, para garantir a participação de todos os estudantes. A duração será de 2 horas e 20 minutos.

Além da avaliação de nivelamento, também será aplicado, no dia 20 deste mês, o 1º ‘Simuladão Mais IDEB’, destinado a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da 2ª e 3ª séries do Ensino médio. Aproximadamente 280 mil estudantes participarão dessas avaliações.

As ações da Seduc visam fortalecer a articulação entre a prática avaliativa dos professores e as avaliações externas e diagnosticar o desenvolvimento de habilidades de leitura, interpretação textual e resolução de problemas em Língua Portuguesa e Matemática, propostas pelas Matrizes de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A Seduc realiza ação em parceria com a Mira Educação, startup que tem como missão apoiar o combate à evasão e a melhoria da proficiência dos alunos das escolas públicas. Por meio da ação conjunta é disponibilizado recursos, incluindo o aplicativo Mira Aula, para correção e elaboração de boletins, que servirão de subsídios à Seduc, Unidades Regionais de Educação, equipes de gestão escolar e professores para análise de resultados e, se for o caso, proposição de intervenções pedagógicas, visando o pleno desenvolvimento das habilidades avaliadas.

Fonte: Seduc
Foto: Antônio Martins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.