Mortes violentas crescem 18% no primeiro trimestre de 2020 no Maranhão

0
Levantamento foi realizado pelo G1 com base em dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA).

O Maranhão registrou um aumento de 18% no número de mortes violentas no primeiro trimestre de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados fazem parte do levantamento do índice nacional de homicídios do Monitor da Violência, criado pelo G1, baseado em dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA).

Os dados apontam que de janeiro a março de 2019, foram registradas 350 mortes no Maranhão. Já no mesmo período deste ano, o estado registrou 428 ocorrências. Os crimes contabilizados são somente de homicídios dolosos (incluindo feminicídios) latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Em março deste ano, início da pandemia do novo coronavírus no Brasil e no Maranhão, foram registrados 162 crimes, o que representa um aumento de mais de 25% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em relação a todo o país, o G1 apontou uma alta de 11% no número de assassinatos em março deste ano em comparação ao mesmo período de 2019. A alta no início deste ano vai na contramão de 2019, que teve uma queda de 19% no número de assassinatos em todo o ano.

O levantamento faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

G1 Maranhão

Deixe uma resposta