Prefeito de Cândido Mendes é afastado pela Justiça

0
O prefeito foi afastado por improbidade administrativa devido a irregularidades constatadas em licitação e contratos para reforma de escolas municipais.

A Justiça atendeu ao pedido do Ministério Público do Maranhão (PMMA) e determinou, na sexta-feira (11), o afastamento de José Ribamar Leite de Araújo do cargo de prefeito do município de Cândido Mendes por 180 dias.

Mazinho Leite, como era conhecido o prefeito, sofreu uma Ação por improbidade administrativa devido a irregularidades constatadas em licitação e contratos para reforma de escolas municipais. Além dele, também foram alvos da ação a advogada Edna Maria Cunha Andrade, o servidor municipal Cleberson Sousa de Jesus, a empresa construtora Akrus LTDA e o empresário Reginaldo Gomes Melonio.

Na manifestação ministerial, foi requerida a indisponibilidade dos bens do prefeito e dos outros envolvidos no valor de R$ 1.427.787,82, para reparar de forma solidária, o dano e garantir a execução de multa de até 100 vezes o valor de remuneração recebida pelo agente publico.

O prefeito já tinha sido preso anteriormente, no dia 19 de agosto, pela Polícia Civil em conjunto com o Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), durante a Operação Cabanos. Ele foi preso em flagrante por posse ilegal de armas de fogo, além disso, na residência do gestor foram encontrados mais de R$ 400 mil reais em espécie.

O Imparcial

Deixe uma resposta