Vem aí novo aumento na taxa de energia elétrica no Maranhão

0

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta segunda-feira (21) aumento nas contas de luz para consumidores de seis estados: Maranhão, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraíba, Paraná e Santa Catarina.

Para os consumidores atendidos pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar), os efeitos médio do reajuste tarifário será 16,94%, sendo 16,67% para os consumidores residenciais. Para os atendidos na baixa tensão, o reajuste médio será de 16,77% e, para a alta tensão, de 17,86%.

A concessionária atende a 2,4 milhões de unidades consumidoras localizadas em 217 municípios maranhenses. O reajuste entrará em vigor terça-feira (28).

Para evitar o impacto, o governador Flávio Dino deveria alterar o imposto que ele elevou em 2017. O comunista enviou para Assembleia Legislativa o projeto que elevou a cobrança do ICMS. Aprovada a nova regra, quem consome até 500 quilowatts-hora por mês não paga mais 12% de ICMS, mas sim 18%. E quem consome acima de 500 quilowatts-hora/mês, paga 27%, em vez de 25% antes do governo Flávio Dino.

Deixe uma resposta