Volume do Rio Mearim sobe e mais de 3 mil estão desabrigados no MA

0

Em Pedreiras-MA e Trizidela do Vale-MA, cidades banhadas pelo Rio Mearim, já são contabilizados mais de três mil pessoas entre desabrigados e desalojados. Famílias que moravam nos bairros mais baixos e em locais mais próximos ao rio foram as primeiras a serem afetadas. Logo no início do mês de março, o avanço das águas já apontava que em 2020, o período chuvoso seria bastante intenso.

Equipes da 13ª Companhia de Bombeiros Militar, com sede em Trizidela do Vale, agentes da Defesa Civil e Secretarias Municipais dos dois municípios participam de uma grande operação para a remoção das famílias que se encontram em locais mais vulneráveis.

Nesta segunda-feira (23), o Mearim atingiu a marca de 8,57m, superando em 2,47m a sua cota de alerta, que é de 6,10m. Já são 75 bombeiros mobilizados de outras cidades para auxiliar o trabalho nas regiões inundadas. Como ações de assistência aos afetados, além das quentinhas produzidas pelo restaurante popular, 1050 cestas básicas serão fornecidas às famílias pelo governo do Maranhão.

Uma preocupação a mais com o período de inundações e alagamentos no estado, é a propagação do novo Coronavirus e da gripe H1N1 nos abrigos temporários. Para enfrentar o problema, barracas da Defesa Civil estão sendo ocupadas por famílias, assim como as salas de aulas das escolas, que tiveram as aulas suspensas por medida de prevenção.

Central de Notícias

Deixe uma resposta