Vote e ajude a criar a Universidade Federal da Baixada Maranhense

0

O nosso blog a partir de hoje (19) está com a campanha para ajudar a colher apoio para a criação da Universidade Federal da Baixada Maranhense (UFBAM), pois o município de Nova Olinda do Maranhão está incluído dentro da área de atuação da UFBAM.

Para contribuir você deverá acessar a página da UFBAM no endereço www.ufbam.online  e preencher os campos requeridos e assinar a petição.

Nossa Região
Somos 63 municípios localizados entre a Baía de São Marcos e a Divisa com o Estado do Pará, 1 Milhão e 500 mil habitantes, 68.492 mil estudantes matriculados no Ensino Médio (INEP/2015) – candidatos em potencial ao Ensino Superior, sem contar outros milhares que ainda não tiveram possibilidade. Segundo o TSE somos 1.003.021 de Eleitores (maio/2017).
Nosso IDHMs é 0,571, um dos piores do Estado do Maranhão, menor que o do próprio Estado (0,639). O IDHM da Capital é 0,768. Nos 63 municípios que serão atendidos pela Universidade Federal da Baixada Maranhense (UFBAM), apenas 1,14% da população estava cursando ou possuía uma graduação em 2010. No Estado do Maranhão se índice era 3,56%. Já o Índice da Capital era 4,56%.
A extensão territorial da região que será atendida pela UFBAM é maior que Sergipe (1 Universidade), Rio Grande do Norte (2 Universidades), Espírito Santo (1 Universidade), Paraíba (2 Universidades), Rio de Janeiro (4 Universidades). O número de habitantes da nossa região é maior que o do Acre, Roraima e Amapá e iguala-se à população de Tocantins.
VANTAGENS NOVA UNIVERSIDADE
1- Nova mentalidade de gestão: sistêmica, otimizada, transparente, presente e eficiente;
2- Por estar próxima, possibilita melhor fiscalização;
3- Orçamento próprio e autonomia para captar recursos e investimentos;
4- Manutenção e aprimoramento do Curso de Medicina na Baixada (Pinheiro);
5- Criação de Novos Cursos de Graduação, Especialização e Aperfeiçoamento;
6- Implantação de Cursos de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado);
7- Melhoria dos laboratórios e dos acervos;
8- Autonomia para celebrar parcerias com os municípios da Região, organismos nacionais e internacionais;
9- Implementar os Polos de Alcântara e Cururupu criados pela UFMA;
10- Ofertar cursos aos municípios da Região, através do PROEB (Programa Especial de Formação de Professores para Educação Básica) e do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica);
11- Possibilidade de criar Novos Polos em parceria com outros municípios da região que demonstrarem interesse.

Um comentário em “Vote e ajude a criar a Universidade Federal da Baixada Maranhense”

Deixe uma resposta