Abertas inscrições para o PAES 2019 da UEMA

0

São 4.249 vagas para o ano de 2019 na Universidade Estadual do Maranhão. As inscrições abriram nesta segunda-feira (16) e vão até o dia 10 de agosto. Veja como fazer.

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2019 da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). As inscrições abriram nesta segunda-feira (16) e vão até o dia 10 de agosto.

Para se inscrever é preciso acessar a aba ‘PAES 2019’ no site do PAES. A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 13 de agosto em qualquer agência do Banco do Brasil. São 4.249 vagas para o ano de 2019, sendo que 645 são destinadas à UEMASUL. Poderá se inscrever o candidato que concluiu integralmente ou esteja cursando o 3º ano do ensino médio em 2018.

O preenchimento de vagas ocorre pelo sistema universal ou sistema especial. O sistema Especial 1 é destinado a estudantes negros ou oriundos de comunidades indígenas; o Especial 2 para pessoas com deficiência e o Especial 3 é para candidatos negros, aos cursos de CFO PM-MA e CBM-MA. Mais detalhes estão disponíveis no edital.

Sobre a prova

As provas do PAES 2019 serão realizadas nos campi da UEMA e da UEMASUL em 22 cidades do Maranhão. A 1ª etapa acontece no dia 21 de outubro, das 13 às 18 horas, e terá 5 horas de duração. A 2ª etapa terá o mesmo tempo de duração e será no dia 25 de novembro, também das 13 às 18 horas.

O candidato deverá comparecer ao local de prova com antecedência mínima de 60 minutos e é obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. São considerados documentos válidos para identificação do candidato:

  • Cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal.
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros.
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade.
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social, emitida após 27 de janeiro de 1997.
  • Passaporte.
  • Carteira Nacional de Habilitação com fotografia, na forma da Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997.
  • O candidato impossibilitado de apresentar o documento de identificação original com foto nos dias de aplicação do seletivo, por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas, desde que:

    • Apresente o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial em, no máximo, 90 dias antes da primeira etapa de aplicação da prova.
    • Submeta-se à identificação especial, que compreende a coleta de dados e da assinatura do candidato em formulário próprio.

    G1 Maranhão

Deixe uma resposta