Criado o Consórcio Nordeste durante Fórum de Governadores do NE

0

Nesta quinta-feira (14), representantes dos noves Estados da Região Nordeste estiveram reunidos na capital maranhense, onde decidiram pela criação do Consórcio Nordeste, durante o Fórum de Governadores do Nordeste.

Todos os representantes dos Estados assinaram o protocolo que cria o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste. O evento foi realizado no Palácio dos Leões, sob o comando do governador Flávio Dino.

A criação do Consórcio Nordeste prevê a parceria conjunta dos nove Estados do Nordeste em dez pontos. O acordo permitirá, por exemplo, o intercâmbio de estudantes, apoio na segurança pública dos estados, parceria em obras de infraestrutura e a realização de compras conjuntas, buscando a diminuir o preço de produtos e serviços.

O encontro contou com a participação de oito governadores – Flávio Dino (MA), Wellington Dias (PI), Camilo Santana (CE), Fátima Bezerra (RN); Paulo Câmara (PE), João Azevedo (PB), Belivado Chagas (SE) e Rui Costa (BA). Somente o governador de Alagoas – Renan Filho – esteve ausente, representado pelo vice-governador Luciano Barbosa.

O governador da Bahia, o petista Rui Costa, foi escolhido o primeiro presidente do Consórcio Nordeste, com mandato de um ano. O acordo entre os nove governadores definiu que a cada ano, será feito um rodízio no grupo.

Blog do Jorge Aragão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.