Março será o mês com mais chuvas no Maranhão, afirma meteorologista da Uema

0

As chuvas em fevereiro tem causado uma série de problemas na capital.

Segundo o laboratório de meteorologia do Núcleo Geoambiental (Nugeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o mês de março deverá ser o mês mais chuvoso do ano. Além disso, que as chuvas que acontecem em fevereiro são consideradas normais.

“Na porção centro norte do Maranhão, o período chuvoso pleno começa a partir do mês de fevereiro e perdura até o mês de maio. Os meses de dezembro e janeiro são considerados meses de transição entre a estações seca e chuvosa dessa região”, afirma Andrea Cerqueira, meteorologista da Uema.

Apesar do laboratório da instituição prever um período mais chuvoso no mês de março, também não está descartado apresentar chuvas abaixo da média por conta do fenômeno do El Niño, que eleva as temperaturas.

“Em janeiro, na capital, foram registrados, na estação meteorológica convencional, 20 dias sem chuva e 7 dias com chuvas. Essa irregularidade na distribuição dessas chuvas se deu em função da influência do fenômeno El Niño, o qual altera a dinâmica padrão de chuvas no estado”, informou Andrea.

O período de chuvas na capital tem sido bastante intenso no mês de fevereiro, causando uma série de problemas para a cidade como deslizamento de terra no Coroadinho, alagamento na Avenida dos Africanos, Mercado Central e no bairro Cidade Operária, próximo à rotatória da Universidade Estadual do Maranhão.

Em São José de Ribamar, região Metropolitana de São Luís, teve o desabamento de três casas no Parque Araçagi. Nesse período de chuvas, é necessário ter bastante cuidado, sendo recomendado não ficar abrigado debaixo de árvores, não estacionar próximo de torres de transmissão e placas de propaganda, evitar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

www.ma10.com.br

Deixe uma resposta