Prefeitura de Nova Olinda do Maranhão adere ao Pacto Estadual pela Aprendizagem

0

Na manhã desta quarta-feira (20), a prefeita Iracy Weba assinou termo de adesão ao Pacto Estadual pela Aprendizagem em solenidade realizada em São Luís.

O governo do Estado Maranhão, lançou na manhã desta quarta-feira (20), o Pacto Estadual pela Aprendizagem, que beneficiará mais de 1 milhão de estudantes das redes municipais e estadual.

A Prefeitura Municipal de Nova Olinda do Maranhão, através da prefeita Iracy Weba, aderiu ao importante programa.

Estiveram presentes, a prefeita Iracy Weba, a secretária de Educação professora Maria Goreth Silva Carvalho, a professora Gillane Lopes e o professor Aurélio que são articuladores pedagógicos municipais e a articuladora pedagógica regional Celma Cardozo.

Durante o evento, foi entregue o Documento Currículo do Território Maranhense, que servirá como base curricular para que as escolas elaborem seus projetos e planos de aulas de docentes para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Em Nova Olinda do Maranhão foram inauguradas três escolas dignas, na Pedreira I, Plano B e na 6° Quadra da B-5, ambas na zona rural, parceria entre a prefeitura Municipal de Nova Olinda do Maranhão e a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) através do programa “ESCOLA DIGNA”.

“Estamos sempre buscando melhorias para o nosso município, e a educação é muito importante por isso, já inauguramos três escolas dignas na zona rural, reformando escolas da sede, e hoje assinei o Pacto para o fortalecimento da Aprendizagem nas escolas do nosso município, melhoria muito importante para as nossas crianças e jovens” ressaltou a prefeita Iracy Weba.

Entre os objetivos do Pacto, se destacam a garantia de que todos os estudantes do território maranhense estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, na idade certa; a redução da distorção idade-série na Educação Básica; a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), além da contribuição no aperfeiçoamento da formação dos profissionais de educação das redes municipais.

Na prática, o governo apoiará as redes municipais, fortalecendo a aprendizagem do estudante desde a educação infantil para que ele chegue ao Ensino Médio com as habilidades necessárias à sua formação.

Rede Estadual

Atualmente, o Maranhão tem 1.075.618 estudantes matriculados no Ensino Fundamental, sendo 1.035.071 nas redes municipais, que poderão ser beneficiados com o Pacto pela Aprendizagem. A rede estadual ainda tem 40.547 matrículas do Ensino Fundamental, que aos poucos estão em processo de municipalização, conforme determina legislação vigente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.