Censo é adiado para 2021 em razão do avanço do coronavírus

0

IBGE já havia até anunciado a abertura de vagas temporárias para realização da pesquisa demográfica neste ano

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) decidiu adiar a realização do Censo Demográfico para 2021. A informação foi divulgada pelo instituto nesta terça-feira (17).

O motivo do adiamento é o avanço do novo, coronavírus, que já matou pelo menos uma pessoa no Brasil, e tem 291 casos confirmados e mais de 8 mil suspeitos.

Em função das orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pelo COVID-19, o IBGE decidiu adiar a realização do Censo Demográfico para 2021.

A decisão leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional.

Considera, do mesmo modo, a impossibilidade de realização, em tempo hábil, de toda a cadeia de treinamentos para a operação censitária, cuja primeira etapa se iniciaria em abril de 2020, de forma centralizada, e posteriormente replicada em polos regionais e locais até o mês de julho.

Para a realização da operação censitária em 2021, o IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus, mantidas por aquele Ministério. Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE.

R7.com

Deixe uma resposta