Maranhão possui apenas 25% de sua vegetação amazônica original

0

A Floresta Amazônica no estado do Maranhão ocupa 34% do território, o equivalente a 81.208,40 km², engloba 62 municípios do estado

Desmatamento, caça e retirada ilegal de madeira, mineração, produção de carvão e criação de gado são alguns dos principais problemas enfrentados por organizações protetoras e de preservação da Amazônia Legal no Maranhão. O dia 05 de setembro, data em que se celebra o dia da Amazônia, coincidindo com o da criação da província do Amazonas por Dom Pedro II, em 1850, também tem o intuito de provocar a reflexão acerca das atitudes e práticas dos seres humanos, capazes de devastar um bioma importante para a preservação do planeta.

A Floresta Amazônica no estado do Maranhão ocupa 34% do território, o equivalente a 81.208,40 km², engloba 62 municípios do estado, um prolongamento que parte do Rio Gurupi, na cidades de Carutapera chega em  São Luís, passa por Santa Inês, Formosa da Barra Negra e alcança a cidade Carolina.

Desde a criação da Amazônia Legal em 1953, a região maranhense perdeu até o ano de 2010 o equivalente a 75,01% da sua mata original, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O Imparcial

Deixe uma resposta