Nova Olinda do MA realiza 5ª Conferência de Cultura com tema “Democracia e Direitos Culturais”.

0

Foi realizada nesta quinta-feira (26), a  5ª  Conferência Municipal de Cultura de Nova Olinda do Maranhão, com o tema “Democracia e Direitos Culturais”.

Reunidos no  auditório da Prefeitura Municipal de Nova Olinda do Maranhão, os fazedores de cultura, vereadores, sociedade civil e representantes da Secretaria de Cultura e Turismo de Nova Olinda do Maranhão.

O secretário municipal de Cultura e Turismo de Nova Olinda, Paulo Henrique Campos  “Paulão”, apresentou os projetos para fortalecer a cultura no município. Entre os principais projetos, estão:

Execução dos recursos da Lei Paulo Gustavo, que foram destinados a ações de fomento à cultura, como a realização de eventos, a compra de equipamentos e a formação de artistas e agentes culturais.

Captação de recursos da Lei Aldir Blanc 2, que também serão destinados a ações de fomento à cultura 1,5 Milhões de reais durante os anos de 2023 a 2027.

Construção de uma Casa da Cultura, que será um espaço para abrigar as atividades culturais do município, como o museu, o teatro e a sala de cinema.

Paulão também ressaltou a importância da participação da sociedade civil na construção de políticas públicas para a cultura. “A participação da sociedade civil é essencial para que a cultura seja realmente acessível a todos”, afirmou o secretário.

A conferência também contou com apresentações culturais, como a apresentação da escola de música CEMUS e o cantor Edilson Teclas. A prefeita Iracy Weba não esteve presente na conferência, mas enviou uma mensagem de apoio aos participantes.

Palestras
A conferência também contou com duas palestras. O professor João de Deus Reis falou sobre a democracia e a importância da cultura para o fortalecimento da democracia. Ele destacou que a cultura é um direito fundamental e que ela contribui para a formação de cidadãos conscientes e participativos.
A ex-Secretária Municipal de Cultura e Professora Iranelde Brito Lima falou sobre a importância da cultura novaolindense. Ela destacou que a cultura de Nova Olinda é rica e diversa, e que ela deve ser preservada e valorizada.
Fonte: www.novaolindaagora.com

Deixe uma resposta