Operação “resgate” tenta evitar naufrágio de navio na costa maranhense.

0

Ainda não foi divulgada a quantidade de minério e de combustível com que o navio foi carregado, mas a embarcação tem capacidade de 300 mil toneladas de minério

Conhecidas como as embarcações mais eficientes do mundo, os navios da classe Valemax foram construídos para contribuir com o meio ambiente, pois emitem menos gases dos seus motores, carregam mais cargas e são mais velozes.

A Polaris, empresa sul-coreana proprietária do MV Stellar Banner revelou em nota, que um dos tanques sofreu alguns danos, mas ressaltou que todos os porões de carga se encontram intactos e que a situação está sob controle. O navio tinha como destino o porto de Qingdao, na China, onde era esperado para chegar no dia 4 de abril.

Ainda não foi divulgada a quantidade de minério e de combustível com que o navio foi carregado, mas a embarcação tem capacidade de 300 mil toneladas de minério.

Em caso de um naufrágio ou rompimento do casco, e se a embarcação estiver com a capacidade máxima em seus porões, cerca de 300 mil toneladas de minério podem ser despejadas no fundo da Baía de São Marcos.

Essa quantidade de minério é suficiente para a fabricação de 300 mil carros populares. Além do minério, o combustível (óleo) também pode derramar no mar e causar um desastre ambiental.

Plano de Salvatagem
A empresa Ardent Global foi contratada para apresentar um plano de salvatagem da embarcação. Também foi enviado um rebocador com material para conter possíveis danos ambientais para prevenir possibilidades de vazamento.

Na manhã da última terça-feira (25), a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) tomou conhecimento, por meio de uma agência marítima, de que o MV Stellar Banner apresentou um problema, nas proximidades da boia número 1 no canal da Baía de São Marcos, cerca de 32 milhas do Farol de Santana – Humberto de campos.

Segundo a capitania, o incidente ocorreu no dia 24, por volta das 21h30. Foram identificados dois vazamentos avante da embarcação. De acordo com a CPMA, o navio encontra-se encalhado desde a tarde da última quarta-feira (26).

Fonte: O Imparcial

Deixe uma resposta